Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A convite dos tucanos Yoane vai à Brasília.



A blogueira cubana e ícone internacional da oposição ao regime castrista Yoani Sánchez estará nesta quarta-feira em Brasília, onde, a convite do PSDB, participará da exibição do filme "Conexão Cuba-Honduras". Sánchez, que está desde ontem em viagem pelo Brasil, confirmou o convite através de sua conta no Twitter.

O convite do PSDB ocorre depois de um tumulto ter impedido a exibição do mesmo filme, do cineasta baiano Dado Galvão, durante um evento na noite dessa segunda-feira em Feira de Santana (BA), primeira parada da viagem da blogueira. Na ocasião, manifestantes protestaram contra sua presença no Brasil e em defesa do regime comunista de Cuba, principal alvo do ativismo político de Sánchez.
​"Fiquei indignado com o que aconteceu em Feira de Santana", disse o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), autor do convite. "Vai ser a oportunidade de dar sequência de onde eles foram interrompidos (...) e ao mesmo oferecer a palavra a uma mulher que tem se destacado no planeta em prol das liberdades", resumiu.
Na sessão de exibição do filme em Brasília esperam-se as presenças, entre outros, dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), que acompanha a visita de Sánchez à Bahia, e Aécio Neves (PSDB-MG).
Yoani Sánchez, 37 anos, está em sua primeira grande viagem internacional após ter sucessivos pedidos de deixar Cuba negados pelo governo dos irmãos Castro. Sua saída ocorre em um momento de lenta e gradual abertura política e econômica da ilha comunista, atualmente governada por Raúl Castro, irmão do histórico líder Fidel.

Após o tumulto da noite passada, Yoani Sánchez teve hoje um almoço descontraído com jornalistas em Feira de Santana, no qual provou a maniçoba, prato típico do recôncavo baiano.

Fonte:terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário